Compartilhe

A esclerose múltipla (EM) apresenta, na maior parte das vezes, recorrência das suas manifestações ao longo do tempo. Essa característica tão particular é fundamental para o diagnóstico: o médico só pode afirmar com certeza que um paciente tem EM se puder comprovar que houve inflamação do sistema nervoso em mais de um momento. Isso é chamado de disseminação no tempo da EM, e pode ser constatado através da observação clínica e/ou Ressonância Magnética.

O que é Síndrome Clinicamente Isolada?

Síndrome Clinicamente Isolada, ou CIS (do inglês, Clinically Isolated Syndrome), é o nome que damos a uma manifestação causada por inflamação no Sistema Nervoso que pode ser o primeiro sintoma da esclerose múltipla. Esta situação pode ser também a primeira manifestação de outras condições como o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), a Doença de Behçet, dentre tantas outras como será abordado adiante. Entretanto, mais comumente, a CIS é a primeira manifestação da esclerose múltipla, sendo seus sintomas, portanto, um surto de EM. A CIS deve sempre ser avaliada por um neurologista especialista em doenças desmielinizantes, que poderá definir o risco de conversão para esclerose múltipla definida, e se há a necessidade de tratamento com medicações específicas.

Quais são os sintomas possíveis?

A CIS tem os mesmos sintomas de um surto de EM: alterações visuais, como visão turva ou dupla, formigamento ou adormecimento na face, braços ou pernas, tontura e alterações do equilíbrio, diminuição da força ou coordenação, urgência e incontinência urinária. Estes sintomas podem aparecer isolados, ou em combinação, e geralmente se instalam de forma gradual ao longo de alguns dias.

Como é feito o tratamento da Síndrome Clinicamente Isolada?

Na primeira abordagem a CIS é tratada da mesma forma que as outras doenças inflamatórias neurológicas e surto de esclerose múltipla, com medicações ou procedimentos que visam reduzir a ativação do sistema imunológico e a inflamação. Algumas opções são os corticoides, por via oral ou em forma de pulsoterapia intravenosa, a imunoglobulina humana e a plasmaférese. Se o médico julgar que existe um risco elevado de essa CIS se transformar em esclerose múltipla, ele pode propor tratamento contínuo com medicações que visam evitar ou postergar essa transformação.

Tive uma Síndrome Clinicamente Isolada. E agora?

A CIS é um momento de apreensão para o paciente, que se depara com uma situação nova e desconhecida. É muito importante estabelecer uma relação de confiança com o seu médico, pois este momento também é muito importante para o diagnóstico e tratamento corretos. Deve ser realizada uma investigação clínica extensa para afastar a possibilidade dos sintomas serem causados por outras doenças, como enxaqueca, sarcoidose, vasculites e, principalmente, outras doenças desmielinizantes, como a neuromielite óptica e a encefalomielite disseminada aguda (ADEM).

Caso outras doenças sejam descartadas, confirma-se o diagnóstico de CIS, que pode ser de baixo ou alto risco de transformação em Esclerose Múltipla. Quando a CIS é considerada de alto risco, pode-se optar por iniciar prontamente o tratamento, visando reduzir a chance de um novo surto e controlar precocemente a doença.

Os principais fatores que definem o risco de esclerose múltipla são a presença de lesões sugestivas na ressonância magnética e alterações inflamatórias no exame do líquido cefalorraquidiano (líquor). Fatores em investigação incluem os níveis de vitamina D, fatores genéticos, infecções virais, principalmente pelo vírus Epstein-Barr e tabagismo.

rafael.paterno

Especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Residência Médica em Neurologia pela Santa Casa de São Paulo (2010-2013) e graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2004-2009).Neurologista do CATEM – Centro de Atendimento e Tratamento de Esclerose Múltipla – Santa Casa de São Paulo desde 2013. Médico Segundo Assistente da Disciplina de Neurologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e pós-graduando da Universidade Estadual de Campinas, Área de Ciências Médicas, Concentração em Neurologia. Atua como neurologista em equipe clínica no Hospital Sírio-Libanês desde 2013.Consultório:Rua Joaquim Eugênio de Lima, 696, conjunto 132 Jardim Paulista – São Paulo, SP CEP 01403-001 Tel: (11) 3284-3224

Ver comentários

  • Como diferenciar esclerose múltipla de polineuropatia.
    Ficarem grata desde já pela resposta.

    • Olá Fátima, a esclerose múltipla é uma doença específica do cérebro e da medula espinhal, não envolve os nervos periféricos. Já o termo "polineuropatia" refere-se ao acometimento justamente dos nervos periféricos, mas sem especificar a causa. Inúmeras são as causas das polineuropatias, incluindo a diabética e a alcoólica, por exemplo.

      • Bom dia. Fui diagnosticada há cerca de 2 anos com Polineuropatia Axonal Sensitiva Motora Periférica. É muita coisa! Causa? Depois de 12 dias internada no hospital Oswaldo Cruz, de inúmeros exames, incluindo uma segunda eletroneuromiografia, ressonâncias, tomografias e do liquor: doença Celíaca. Em teoria se eu parasse de comer glúten, ficaria curada. Mas não! Então, por que a cada dia me sinto pior, tomando há 2 anos Pregabalina 300mg/dia (antes tomava Gabapentina), e Cymbalta 60mg. Meu Deus, será que não há algum outro medicamento que me ajude a melhorar esses sintomas horríveis de formigamento, dormência, falta de sensibilidade nas mãos e pés, língua, dificuldade em andar, fadiga, depressão, e dores pelo corpo? Eu me queimo fácil, Caio muito, nem sinto os sapatos nos pés.. dr. Felipe por favor fale comigo.

          • Cara Rose, são muitos os detalhes que fazem com que qualquer comentário sobre o seu caso venha de uma avaliação presencial detalhada. Há sim o que fazer, com certeza.

  • Olá, existe algum estudo e/ou artigos que mostram que o tratamento utilizando avonex para uma CIS reduz a chance da mesma evoluir para uma EM?

  • Estou tendo um surto neurologico há mais de 3 meses. Tudo começou com espasmos nas pernas e ao longo das semanas apareceram tontura, virsao turva, dormencia nas maos.... Pode-se se tratar de uma CIS, apesar da duração do surto e o aparecimento de novos sintomas apoós varias sintomas? Fiz duas ressonancias, incluindo coluna, tudo normal...

    • Dr... uma amiga, depois de avaliada por ressonância, foi diagnosticada com RIS. No entanto, esse procedimento foi efetuado apenas o se descobrir a causa de uma enxaqueca muito frequente. A mesma nunca apresentou nenhum outro sintoma... pôde-se dizer q a Síndrime está estacionada??? Não evoluiu??? A paciente tem 24 anos. Obg.

      • Boa tarde Sandra, não teríamos como saber se está evoluindo ou não, apenas com os exames que forem realizados daqui para frente. Muito importante ela iniciar a abordagem não farmacológica, com ajustes alimentares, atividade física, estilo de vida, dentre outros, que devem auxiliar em um contexto mais amplo.

  • Meu pai teve um surto que o incapacitou em março/2017.
    De la para cá, vem fazendo exames e acompanhamentos.
    Um neurologista fechou o diagnostico de esclerose multipla e passou Avonex para ele.
    Outro não quer fechar o diagnostico.

    O exame de Aquaporina 4 deu não reagente, então descartaram a Neuromielite óptica, porém o nervo do olho direito dele esta comprometido segundo os exames.

    A nova ressonância confirmou áreas de desmielinização, as demais só pressupunham gliose ou desmielinização, sendo essa a menos provável.

    Ele também está com hérnias na coluna cervical e lombar, não sei se isso poderia dar alterações nas ressonâncias de cranio também, porque na de coluna mostra os desvios e as hérnias.

    Será que agora realmente acusou a EM?

    Porque não estamos conseguindo mais a Avonex nas farmácias de alto custo do estado de SP. Estou muito preocupada e esperançosa que não seja a Esclerose.

    Me tire essa duvida por gentileza!

    • Olá Aline, quanto maior a idade do paciente, menos frequente é o aparecimento da esclerose múltipla, mas não impede o seu desenvolvimento. Difícil realizar qualquer julgamento adicional por aqui. Desejo boa recuperação. Abraços, Dr. Thiago Junqueira.

  • Diagnosticados com CIS, no meu caso que tomo (copaxone 20 mg por dia), posso doar sangue?

    • Boa tarde Camila, no Brasil os hemocentros ainda não aceitam a doação, até onde tenha conhecimento. No exterior algumas instituições sim.

  • Boa tarde,tenho um resultado de exame que indica, Áreas focais de hiperssinal
    em T2 e Flair na ponte. Não entendi nada o que a médica explicou,se tiver alguém que puder me ajudar a entender o que é este resultado?agradeceria.

  • Boa noite
    Por favor
    Já estou na quarta ressonância e cada vez diz no laudo lesões e manchas brancas .
    O médico disse ser esclerose múltipla..nao sei se teria algo a ver mas desde que tomei a vacina contra hepatite comecei a ter vários sintomas e não tive tratamento nenhum ainda ..Não sei oque fazer. Agradeço se puder me orientar . Lilian

  • Será que essa Sidrome clinicamente isolada Esclerose Multipla tem haver como gestação tardia...???
    Esclerose múltipla Pode aparecer em uma jovem 14 anos?

    • Olá Magna, a EM pode acometer adolescentes sim, até mesmo crianças, infelizmente. A boa notícia é que com a vitamina D, com os demais suplementos, medicamentos, etc, podemos muito ajudar.

  • Boa noite eu preciso de ajuda......um neuro oftalmologista. Ou até mesmo um neurologista. Estou pederdo a visão muito rápido. Do olho direito pperfi 100%...alguém me ajude

    • Solange, desculpe não ter retornado a tempo. A recomendação nestes casos sempre é procurar uma unidade de emergência para avaliação. Espero que esteja já melhor. Cordialmente, Dr. Thiago Junqueira.

  • Olá, em exame oftalmológico de rotina Dr. disse estar com disco óptico embasado. Encaminhou para o Neuro, fiz RM que indicam edema na mielina, meu médico acha que pode não ser nada disse que precisamos apenas acompanhar. Não possuo nenhum sintoma na visão, enxergo normalmente, na medida do possível, pois sou míope -7 graus. Senti á dias atrás tontura, vertigem e naúsea leve e sinto já a algum tempo alfinetadas em minha pele no corpo todo. Gostaria de saber se devo mesmo ficar aguardando como sugeriu meu Neurologista, ou se deveríamos fazer outros exames e ser medicada? Seria SIC?

    • Olá Vanessa, neste caso o melhor seria uma segunda opinião mesmo, presencialmente, para poder lhe orientar melhor. O que poderia lhe dizer que acredito que caiba mais alguns exames como estudo do liquor, talvez.

Posts Recentes

Casa da Esclerose Múltipla promove experiência com simulação dos sintomas para visitantes

Casa da Esclerose Múltipla promove experiência com simulação dos sintomas para visitantes Instalação interativa no Shopping Cidade São Paulo tem como foco conscientizar sobre os desafios da doença gerando conhecimento e acolhimento Brasil, São…

% dias

Guta Stresser participa de campanha para divulgar Consulta Pública

Guta Stresser participa de campanha para divulgar Consulta Pública que avalia incluir novo tratamento para…

% dias

Proporção de pacientes com esclerose múltipla sem lesão quase dobrou em estudo de vida real com MAVENCLAD® (cladribina oral)

Estudos apresentados durante o ECTRIMS 2022 reafirmaram os benefícios da molécula na melhoria da qualidade…

% dias

As diferentes formas da Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença rara que acomete o sistema nervoso central principalmente…

% dias

Gravidez e esclerose múltipla

A esclerose múltipla (EM) acomete predominantemente mulheres entre 20 e 40 anos de idade, período…

% dias

COVID-19 e as implicações para pacientes com esclerose múltipla em alta atividade 

Ao longo de anos a esclerose múltipla (EM) foi associada a um maior risco infeccioso,…

% dias

Esse site utiliza cookies.

Saiba Mais