Categorias: Diagnóstico

A Importância do Líquido Cefalorraquidiano no Diagnóstico da Esclerose Múltipla

Compartilhe

A esclerose múltipla (EM) pode ser considerada um desafio na prática diária do médico neurologista, devido às suas manifestações clínicas e evolutivas, com potencial de incapacitar adultos jovens economicamente ativos.

Na presença de manifestações clínicas e de imagens típicas ao estudo por ressonância magnética, o diagnóstico acaba sendo feito com relativa facilidade por um neurologista bem treinado. Porém, muitas vezes não é isso o que acontece, incorrendo em atraso ou ainda em erros no diagnóstico, o que leva a uma inadequada estratégia terapêutica e consequente prejuízo à saúde dos pacientes.

A limitação da abordagem diagnóstica atual se baseia no fato de não existir um marcador clínico ou laboratorial que possa garantir ou excluir o diagnóstico da EM, de maneira inequívoca.

Enquanto as técnicas de imagem são de particular importância para demonstrar lesões características de desmielinização, a análise do líquido cefalorraquidiano (ou líquor) demonstra uma inflamação crônica no sistema nervoso central, com características próprias da doença, se constituindo como ferramenta fundamental na fase investigativa da doença.

O que pode ser esperado do estudo do líquor em paciente com suspeita da EM?

1) Na rotina da análise do líquor na EM

Na análise de rotina do líquor, ou seja, o estudo quimiocitológico, é descrito um padrão relativamente constante de alterações em pacientes com EM em relação ao que ocorre em outras doenças inflamatórias:

a) O número de células costuma ser normal ou aumento de células discreto, geralmente abaixo de 30 células/mm3, com predomínio absoluto de células linfomononucleares;

b) O teor de proteínas totais costuma ser normal ou apresentar leve aumento, geralmente abaixo de 70 mg/dl;

c) A concentração de glicose, ou de lactato, não se altera.

2) Na análise das proteínas – As imunoglobulinas

A maioria das doenças inflamatórias do sistema nervoso central são caracterizadas pela síntese de uma proteína, denominada de imunoglobulina (IgG), e por isso, essa síntese não é característica única de uma determinada doença. Na EM existe síntese aumentada de IgG no líquor. Para uma correta análise deve ser correlacionado a quantidade de IgG no líquor e no soro sanguíneo com a quantidade de outra proteína, a albumina, do líquor e do soro, razão essa denominada de índice de IgG. A literatura médica descreve que o índice de IgG está elevado em torno de 60 a 85% em pacientes com EM.

Em nosso meio, em um recente estudo realizado na cidade de São Paulo, o índice de IgG apresentou-se elevado em 52,2% dos pacientes com EM; 39,3% dos pacientes com a forma clínica remitente-recorrente e 88,8% dos pacientes que apresentavam a forma primariamente progressiva da doença.

Outra técnica utilizada para a detecção de imunoglobulinas no líquor é denominada de pesquisa de bandas oligoclonais (BOC). Este método consiste em visualizar as imunoglobulinas através de uma técnica específica denominada de focalização isoelétrica de proteínas. Além de visualizar essas imunoglobulinas no líquor, este método também compara com a imunoglobulinas do soro do paciente, que no caso da EM devem estar ausentes.

Na EM observa-se um padrão peculiar de apresentação das BOC:

a) Não desaparecem durante o curso clínico da doença;

b) Não apresentam mudanças após tratamento com imunomoduladores, corticoesteróides ou imunossupressores;

c) Não apresentam relação com os períodos de exacerbação dos sintomas clínicos (surtos).

Deve-se considerar que nas populações com alta prevalência da doença, a pesquisa de BOC tem sensibilidade alta, em torno de 80 a 95%. A latitude parece influenciar essa sensibilidade. No Brasil, em estudo recente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, descrevemos a frequência de 54,4% de BOC em pacientes com EM e 31,2% em pacientes com o primeiro episódio clínico da doença. Quanto aos aspectos clínicos evolutivos foi constatada maior presença de BOC nas formas progressivas recorrentes (100%); seguida da forma primariamente progressiva (87,5%); secundariamente progressiva (54,5%) e da forma remitente-recorrente (44,3%).

Recomendações práticas

Em linhas gerais, o estudo do líquor não tem demonstrado uma contribuição expressiva no diagnóstico da forma remitente-recorrente da EM, quando os critérios clínicos e os de neuroimagem já foram estabelecidos. Há necessidade de aprofundar a investigação com o estudo do líquor quando a clínica e as imagens não são características, ou quando os estudos de rotina no sangue apresentaram suspeita de diagnósticos alternativos.

O estudo do líquor torna-se imprescindível no primeiro episódio clínico da doença (CIS), onde os estudos mostram um aumento significativo da sensibilidade para o diagnóstico, podendo evidenciar uma maior chance de conversão para a forma clinicamente definida da EM em um menor período de tempo. Em pacientes com a forma primariamente progressiva da EM a análise do líquor também está fortemente indicada, uma vez que estudos mostram uma maior frequência de BOC e de aumento do índice de IgG, além de prestar grande auxílio na exclusão de diagnósticos diferenciais.

Não existe um marcador preciso que possa prever uma forma mais benigna da doença, ou que possa indicar um maior índice de recaídas clínicas. Atualmente, as análises do líquor não são utilizadas como rotina no controle evolutivo da doença ou para orientação terapêutica.

Referências:

1. Poser CM, McDonald WI. An Atlas of multiple sclerosis. New York: The Parthenon Publishing Group; 1998.

2. Zettl UK, Tumani H. Multiple sclerosis & cerebrospinal fluid. Navarra: Blackwell Publishing Ltd; 2005.

3. Gama PD, MachadoLR, Livramento JA, Gomes HR, Adoni T, Lino AMM, Marchiori PE, Morales RR, Lana-Peixoto MA, Callegaro D. Study of oligoclonal bands restricted to the cerebrospinal fluid in multiple sclerosis patients in the city of São Paulo. Arquivos de Neuro-Psiquiatria 2009; 67: 1017-1022.

4. Dobson R, Ramagopalan S, Davis A, Giovannoni G: Cerebrospinal fluid oligoclonal bands in multiple sclerosis and clinically isolated syndromes: a meta-analysis of prevalence, prognosis and effect of latitude. J Neurol Neurosurg Psychiatry; 2013 Aug;84(8):909-14.

Paulo Diniz da Gama

Mestre e Doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP. Professor de Neurologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Campus Sorocaba. Coordenador do Centro de Referência para o Tratamento da Esclerose Múltipla do Conjunto Hospitalar de Sorocaba.Endereço: Rua Conde Francisco Matarazzo, 58, Sorocaba - SP. CEP 18030-010 E-mail: inst.cerebro@globo.com Site: www.institutocerebro.com

Ver comentários

  • Boa noite, a mais ou menos um ano eu fiz uma ressonância e deu alguma alteração no cérebro, a médica encaminhou para um neuro,e ele disse que não era para considerar, a psiquiatra pediu este exame porque eu estava tendo picos de esquecimento cada vez mais sério, dificuldade para falar, hoje estou com 53 anos uma vida ativa, estou me formando agora no mês de fevereiro, mas quase não consegui concluir devido a todas estas dificuldades. Temos caso de EM na família. Quais os exames que eu poderia fazer para um diagnóstico mais preciso?

    • Beatriz, eu sou novato nisso... mas o pouco que entendi até o momento é que fechar um diagnóstico de EM envolve ressonâncias magnéticas da coluna (total ) e do encéfalo, ambas com contraste; uma série de sintomas clínicos, uma análise clínica (médica) MUITO acurada e uma SÉRIE de exames de sangue e de liquor - entre eles Aquaporina 4, Bandas Oligoclonais e Índice IgG. Dá pra deixar uma lista inteira de exames aqui pra chegar a uma conclusão confiável. Se precisar, me avisa. Boa sorte!!

  • Boa noite.
    Há mais ou menos 1 mês e meio fui diagnosticada com mielite e recentemente fiz um exame de Liquor onde surgiu a presença de bandas oligoclonais.

    • No exame de liquor, o quimiocitológico apresentou leucócitos aumentados? Proteínas aumentadas? As bandas oligoclonais eram do tipo 2? 3? 4? No mesmo de liquor o médico pediu o índice de igG? Caso positivo, há aumento de albumina? Chegou a testar Aquaporina 4 no exame de sangue, principalmente?

  • Vai fazer um ano que descobri pela ressonância que estava com EM, estava ficando sem coordenação motora. Fiz o exame, o líquo, liquido da coluna. É infelizmente veio comprovar.
    Hoje faço um controle com o bio interferon há dias melhores e dias piores.
    Fico sem saber o que fazer. E agora é da tempo e procurar Ioga. Pedir a Deus para não sofrer tanto.

    • Oi faz um ano que tive um problema segundo primeiro foi uma encefálite aguda depois com o resultado do liquor deu em mas médico ainda não confirmo mas já faz um ano que tive isso é ainfa ele não sabe me fala se e uma em ou se foi uma encefálite so falo que nao pode aparecer lesões novas pois ainda nao tomo medicamento algum para em nao sei mais o que pensar

  • Eu fiz o exame de liquor dia 04 ate hj não saiu o resultados e estava com urgência. Alguém sabe quanto tempo demora os resultados?

  • Fez o procedimento e no meu exame deu ausência de bandas oligoclonais no liquor e no soro e pra se preocupa com isso

Posts Recentes

Casa da Esclerose Múltipla promove experiência com simulação dos sintomas para visitantes

Casa da Esclerose Múltipla promove experiência com simulação dos sintomas para visitantes Instalação interativa no Shopping Cidade São Paulo tem como foco conscientizar sobre os desafios da doença gerando conhecimento e acolhimento Brasil, São…

% dias

Guta Stresser participa de campanha para divulgar Consulta Pública

Guta Stresser participa de campanha para divulgar Consulta Pública que avalia incluir novo tratamento para…

% dias

Proporção de pacientes com esclerose múltipla sem lesão quase dobrou em estudo de vida real com MAVENCLAD® (cladribina oral)

Estudos apresentados durante o ECTRIMS 2022 reafirmaram os benefícios da molécula na melhoria da qualidade…

% dias

As diferentes formas da Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença rara que acomete o sistema nervoso central principalmente…

% dias

Gravidez e esclerose múltipla

A esclerose múltipla (EM) acomete predominantemente mulheres entre 20 e 40 anos de idade, período…

% dias

COVID-19 e as implicações para pacientes com esclerose múltipla em alta atividade 

Ao longo de anos a esclerose múltipla (EM) foi associada a um maior risco infeccioso,…

% dias

Esse site utiliza cookies.

Saiba Mais