Categorias: Notícias

Pesquisa demonstra a relação potencial entre esclerose múltipla e o desequilíbrio da microbiota intestinal

Compartilhe

Apesar da ciência não ter, até então, a cura para a Esclerose Múltipla (EM), mas até então formas de manutenção, estabilização e prevenção, o avanço em pesquisas têm nos permitido compreender cada vez mais os mecanismos desta complexa doença de cunho inflamatório e neurodegenerativo.

Um desses avanços é a linha de evidências que relaciona a Esclerose Múltipla com a atividade bacteriana intestinal, ou seja, nossa flora intestinal. Várias pesquisas têm surgido dentro deste tema, e uma delas veio a público no início deste ano.

Um estudo desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Alemanha, Espanha e Suíça – financiado pela “National MS Society – EUA” – demonstrou que uma proteína chamada interleucina-17 (IL-17) poderia ser a chave de regulação da atividade bacteriana na flora intestinal, alterando a susceptibilidade de desenvolvimento da Esclerose Múltipla em camundongos (modelo animal de estudo da EM).

Foi verificada uma diferença na composição bacteriana intestinal dos camundongos com ausência da proteína IL-17 em relação aos camundongos normais, com interleucina-17. Porém, após compartilharem o mesmo ambiente (gaiolas), a constituição de bactérias intestinais dos roedores sem IL-17 foi se normalizando, e estes se tornaram mais suscetíveis ao desenvolvimento da esclerose múltipla.

Os resultados obtidos corroboram com a tese que conecta a ação das bactérias intestinais com os quadros de EM. Mais estudos devem ser desenvolvidos para que o tema seja verificado e aprofundado.

REFERÊNCIAS:

1- NATIONAL MS SOCIETY. Research Reveals Potential Regulator of Gut Bacteria Imbalance in MS Lab Model. February 9, 2021.

2- REGEN, T. et al. IL-17 controls central nervous system autoimmunity through the intestinal microbiome. Science Immunology. ,Vol. 6, Feb. 2021.

embrasil

Posts Recentes

Casa da Esclerose Múltipla promove experiência com simulação dos sintomas para visitantes

Casa da Esclerose Múltipla promove experiência com simulação dos sintomas para visitantes Instalação interativa no Shopping Cidade São Paulo tem como foco conscientizar sobre os desafios da doença gerando conhecimento e acolhimento Brasil, São…

% dias

Guta Stresser participa de campanha para divulgar Consulta Pública

Guta Stresser participa de campanha para divulgar Consulta Pública que avalia incluir novo tratamento para…

% dias

Proporção de pacientes com esclerose múltipla sem lesão quase dobrou em estudo de vida real com MAVENCLAD® (cladribina oral)

Estudos apresentados durante o ECTRIMS 2022 reafirmaram os benefícios da molécula na melhoria da qualidade…

% dias

As diferentes formas da Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença rara que acomete o sistema nervoso central principalmente…

% dias

Gravidez e esclerose múltipla

A esclerose múltipla (EM) acomete predominantemente mulheres entre 20 e 40 anos de idade, período…

% dias

COVID-19 e as implicações para pacientes com esclerose múltipla em alta atividade 

Ao longo de anos a esclerose múltipla (EM) foi associada a um maior risco infeccioso,…

% dias

Esse site utiliza cookies.

Saiba Mais