Sobre o Portal

Gostaríamos de dar-lhe as boas-vindas ao portal Esclerose Múltipla Brasil. Este espaço é dedicado a todos que buscam não somente informações sobre esclerose múltipla e neuromielite óptica (NMO) mas, além disso, querem conhecimento para implementar práticas positivas em seu dia a dia e participar ativamente do seu tratamento, empoderando-se.

O material que encontrará aqui foi escrito por especialistas dedicados ao atendimento de indivíduos com EM e NMO como se estivessem escrevendo para seus próprios pacientes, da maneira mais clara possível, sem deixar de transmitir a complexidade do assunto. Aceitaram esta difícil tarefa para permitir ao leitor o melhor entendimento possível destas complexas condições.

A internet é sem dúvida uma fonte valiosíssima de informações. Entretanto, deve sempre receber o crivo do julgamento criterioso em relação à credibilidade de seu conteúdo, especialmente no tocante à área de saúde. Aqui, os textos escritos são pautados nas melhores publicações científicas, referenciadas ao final de cada texto pelo autor. Temas controversos – muito comuns neste campo – serão também abordados e tratados sob esta mesma ótica, esclarecendo o leitor sobre o estágio em que se encontram as pesquisas sobre o referido assunto.

A ciência caminha a passos largos, especialmente na área da neuroimunologia, ramo que estuda as doenças desmielinizantes como a EM e a NMO. Vivemos um momento especial, onde novas opções de tratamento estão disponíveis e outras em fase de liberação para uso, que nos permitirão cada vez mais alcançar o que mais desejamos: o controle completo da doença, até que a cura esteja disponível.

Diante da complexidade do sistema imune e das diferentes alterações neste sistema que se desenvolvem em cada pessoa com EM e NMO, um mesmo tratamento pode em nada ser eficaz para uma pessoa e completamente eficaz para outra. Hoje começamos a entender esta intrigante questão e monitoramos muito de perto cada paciente, na busca pelo tratamento que ofereça o melhor resultado para cada um. Uma busca constante para garantir uma vida plena e independente.

Assine a newsletter para receber novidades na área, interaja com as matérias, envie sugestões e solicite temas que ainda não tenham sido escritos. Faremos o máximo possível para trazer a melhor evidência disponível. Lembramos que nos comentários, por uma questão ética, não é possível comentar sobre tratamentos. Como mencionado acima, um tratamento que pode ser bom para uma pessoa pode não o ser para outra.

Aos colegas especialistas que por qualquer razão não tenham ainda sido convidados, fica aqui o convite para participação de forma a compartilhar sua experiência escrevendo em sua área de expertise ou maior interesse.

Esperamos que o conteúdo seja de grande utilidade. Sigam-nos nos nossos canais @esclerosemultiplabrasil no Instagram e Facebook e também no Youtube.

Boa leitura,
Dr. Thiago Junqueira
Dr. Rodrigo Kleinpaul

Esse site utiliza cookies.

Saiba Mais