A esclerose múltipla precisa ser diferenciada de diversas outras condições, cuja lista pode chegar a até 100 doenças diferentes. Cabe ao médico solicitar a avaliação direcionada para cada paciente em questão.
Várias condições causam sintomas semelhantes aos da esclerose múltipla (EM), incluindo as de cunho infeccioso, neoplásicas, autoimunes ou por carências de vitaminas.
Algumas, como o vírus da leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP) e os tumores cerebrais, podem ser identificados com uma ressonância magnética.
Diversos exames de sangue podem ajudar a fornecer pistas para outros “imitadores” da EM, como os apresentados a seguir.
Sífilis – A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Os casos de sífilis vêm aumentando, especialmente entre os jovens ultimamente, devendo ser investigada. Os sinais e sintomas variam dependendo de qual dos quatro estádios em que se manifestam: primário, secundário, latente ou terciário. No estágio terciário pode acometer o sistema nervoso, lavando à queixas cognitivas, dor de cabeça, fraquezas em parte do corpo, lesão da medula e dos nervos.
Outras condições infecciosas que devem ser diferenciadas incluem a Doença de Lyme, a mielopatia pelo HTLV e a infecção pelo HIV.
Neuromielite óptica
A neuromielite óptica, mais conhecida como doença de Devic, é um distúrbio imunológico pouco comum que é semelhante à EM. As duas condições compartilham muitos sintomas, incluindo visão turva, fraqueza nos membros, dormências, problemas da bexiga, espasticidade.
Um teste laboratorial chamado anti-NMO ou NMO-IgG será negativo em pessoas com EM, mas positivo em quase todas pessoas com doença de Devic, desde que feitos por laboratórios especializados com a técnica de “CBA”.
A doença de Devic não responde aos mesmos medicamentos modificadores de doença que a EM. Pode ser tratado com corticóides e outras drogas supressoras do sistema imunológico.
Lúpus eritematoso sistêmico
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune comum que pode afetar o sistema nervoso central. Os sintomas que o lúpus e a EM compartilham incluem dormência, formigamento, fadiga e problemas de visão.
Assim como no caso da EM, não temos ainda um teste específico para o lúpus. Um exame de sangue positivo para anticorpos antinucleares (FAN) e outros anticorpos pode sugerir o lúpus ou alguma outra doença autoimune. Pode estar presente na EM, mas não favorece o seu diagnóstico. O tratamento para o lúpus depende dos seus sintomas e deve ser feito por reumatologistas.
Outras condições inflamatórias ou autoimunes que poderiam se confundir com a EM a serem lembradas incluem: ADEM, os distúrbios desmielinizantes anti-MOG, a síndrome de Sjogren, a sarcoidosis, a doença de Behçet e a vasculite do sistema nervoso central.
Deficiência de vitamina B12
Certas deficiências de vitaminas, como a falta de vitamina B12, podem causar sintomas que imitam os da EM.
A desmielinização, comum tanto na deficiência de B12 quanto na EM, é um dano à cobertura protetora que circunda as fibras nervosas no sistema nervoso central. Os sintomas da deficiência de vitamina B12 incluem dormência e formigamento nas mãos e pés, desequilíbrio, fraqueza e fadiga.
Deficiências de cobre, zinco e vitamina E também podem causar sintomas neurológicos.
Um simples exame de sangue pode verificar os níveis de vitaminas essenciais no seu sangue. O seu médico pode orientá-lo no plano de tratamento com suplementos e mudanças na dieta.
Outras condições raras como a síndrome CADASIL, a síndrome antifosfolípede, a síndrome de Susac, as doenças mitocondriais, dentre outras podem ser confundidas com a EM, devendo ser investigadas de acordo com os sintomas e os exames. Os achados da ressonância magnética pode sugerir algumas destas condições.
Esse site utiliza cookies.
Saiba Mais