Aqui no Brasil, desde 2006, o Dia Nacional de Conscientização sobre a EM (Esclerose Múltipla) é comemorado em 30 de agosto. A data foi resultado do esforço da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) para dar mais visibilidade à doença e seus impactos na vida das pessoas.
A nível mundial, no ano de 2009, a Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF) e os seus membros organizaram o primeiro Dia Mundial da EM, envolvendo diversos países. Juntos alcançaram milhares de pessoas em todo o mundo, com o foco em vários temas de campanha. Nascia o Dia Mundial da esclerose múltipla, atribuído a 30 de maio.
Para nós, ficamos com as duas datas ou, melhor, os dois meses de conscientização sobre esta condição que acomete atualmente cerca de 2,8 milhoes de pessoas em todo o mundo, sengundo o Atlas da EM. O Dia Mundial da EM reúne a comunidade global para compartilhar suas histórias, sensibilizar as pessoas ao redor e fazer campanha com todos afetados pela EM.
O tema para o Dia Mundial da EM deste ano segue a linha traçada para o período 2020-2023: conexões. A campanha “Conexões EM” centra-se em desenvolver conexões com a comunidade, consigo mesmo(a) e também com cuidados de qualidade. O ponto central deste tema, tão importante, é “Eu me conecto, nós nos conectamos”. A hashtag da campanha para usarmos nas redes sociais é #ConexoesEM.
A Campanha Conexões EM desafia as barreiras sociais que deixam as pessoas afetadas pela EM a sentirem-se sozinhas e socialmente isoladas. É uma oportunidade para defender melhores serviços, celebrar redes de apoio e defender o autocuidado.
Durante este mês de maio nós, do EM Brasil, aderimos à campanha “Conexões EM” de forma a estimular o desenvolvimento de conexões na comunidade e portadores de esclerose múltipla, promovendo o autocuidado e o autoconhecimento. Juntos, celebramos as redes de apoio e desafiamos as barreiras sociais.
Mais conteúdos podem ser acessados nas referências abaixo.
ConexoesEM
Forte abraço,
Dr. Thiago Junqueira
Dr. Rodrigo Kleinpaul