O diagnóstico da Esclerose Múltipla (EM) nem sempre é fácil e, menos ainda, rápido. Os primeiros sintomas são bem discretos e intermitentes, e podem fazer tanto o paciente, quanto o médico desconfiarem de outras doenças.
E como a EM é uma doença crônica inflamatória do cérebro e da medula espinhal, seu diagnóstico não é obtido isoladamente por um único sintoma ou exame, mas sim por um conjunto de resultados clínicos, laboratoriais e de imagem.
Nesse sentido, o exame Freelite® Mx exerce um papel fundamental no diagnóstico da Esclerose Múltipla, já que permite a quantificação de cadeias kappa-lambda leves livres no líquor, possibilitando um diagnóstico preciso da doença. A utilização do Freelite® em amostras de líquor garante segurança adicional nos resultados e facilidade na interpretação.
Diferenças no diagnóstico da Esclerose Múltipla
Uma pesquisa recente, publicada no PubMed, apontou a importância de se utilizar o Freelite® Mx em pacientes com suspeita de EM. Segundo o estudo, 25% dos pacientes que não tinham sido diagnosticados com Esclerose Múltipla pelo exame de bandas oligoclonais (OCBs), tiveram o diagnóstico concluído com o uso do Freelite®.
Para ter maiores informações recomendamos a matéria completa.
Ref:
https://freelite.com.br/o-papel-do-exame-freelite-no-diagnostico-da-esclerose-multipla/