Bem Vindo  Siga-nos

Dia Mundial

Dia Mundial da EM 2020

Desde 2009, a Federação Internacional de Esclerose Múltipla e seus membros passaram a celebrar o Dia Mundial da EM, alcançando muitas pessoas em todo o mundo desde então, discutindo diversos temas relevantes.

Oficialmente, o Dia Mundial da EM é celebrado em 30 de maio, estimulando a comunidade global de EM a compartilhar histórias, conquistas e realizações com todos os envolvidos. Já aqui no Brasil, nossa celebração ocorre no dia 30 de agosto, quando celebramos o Dia Nacional da EM, todos anos, desde 2006, data anterior à do Dia Mundial, conforme podemos ler no site da ABEM. Ganhamos nós, que celebramos duas vezes ao ano.

Conexões

Este ano a campanha possui o tema “conexões”. Com a hastag #EMConexões, procura estimular o desenvolvimento de conexões tanto sociais na comunidade de pessoas com EM, quanto conexão consigo mesmo, o autoconhecimento, o autocuidado e a qualidade de vida.

Vai desafiar as barreiras sociais que deixam as pessoas afetadas pela EM a sentirem-se sozinhas a socialmente isoladas.
É uma oportunidade de defender a existência de serviços melhores, celebrar as redes de apoio e promover o autocuidado. A campanha #EMConexões irá durar 3 anos, tendo se iniciada neste mês de maio e com duração até maio de 2022.

Celebrando durante a COVID-19

Exatamente neste momento da pandemia e do isolamento imposto pela COVID-19, a campanha vem tratar deste assunto, de muita importância.

Não somente conexões com os demais, através das redes sociais, mas também consigo mesmo(a). Um reencontro, ou ainda, poderíamos arriscar, um verdadeiro “encontro”, com a própria vida, com os filhos, com outros familiares. Fica o convite, apesar das adversidades.

Alguns temas que são colocados para discussão nesta campanha de 2020 que se estende até 2022 incluem: estigma, desenvolvimento de comunidades que apoiam e cuidam das pessoas afetadas pela EM e a promoção do auto-cuidado e um modo de vida saudável com esclerose múltipla.

Participe da campanha, conte ao mundo as suas conexões com a EM e chame atenção para o tema este Dia Mundial da EM. Compartilhe os cartazes da campanha, que podem ser acessados no site oficial do Dia Mundial da EM. Estamos juntos nessa caminhada.

Contem conosco!
#EMConexões

5 1 vote
Avaliação do Artigo

Doutorado em Ciências (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É atualmente Professor Adjunto do curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina. Em sua formação possui Pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia.


Neurologista e pesquisador do Centro de Investigação de Esclerose Múltipla da Universidade Federal de Minas Gerais (CIEM-UFMG). Possui Doutorado em Medicina pela UFMG, com ênfase em Esclerose Múltipla.

Assinar
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments