Você está em Home » Sobre o Portal
Esclerose Múltipla
Compartilhe
Texto
+
-

Sobre o Portal

Caro visitante,

Gostaria de dar-lhe as boas-vindas em nome de todos os colaboradores deste portal. Este espaço é dedicado a todos aqueles que, por uma associação de fatores, desenvolveram alterações no funcionamento de seu sistema imunológico que acabaram por provocar os sintomas da condição que denominamos de esclerose múltipla (EM). Uma condição que para alguns pode ser branda e nem mesmo requerer tratamento, enquanto que para outros muito desafiante.

O material que encontrará aqui foi escrito por especialistas dedicados ao atendimento de indivíduos com EM como se estivessem escrevendo para seus próprios pacientes, da maneira mais clara possível sem deixar de transmitir a complexidade do assunto. Aceitaram esta difícil tarefa para permitir ao leitor o melhor entendimento possível desta tão complexa enfermidade.

A internet é sem dúvida uma fonte valiosíssima de informações. Entretanto, deve sempre receber o crivo do julgamento criterioso em relação à credibilidade de seu conteúdo, especialmente no tocante à área de saúde. Aqui, os textos escritos são pautados nas melhores publicações científicas, referenciadas ao final de cada texto pelo autor. Temas controversos – muito comuns neste campo – serão também abordados e tratados sob esta mesma ótica, esclarecendo o leitor sobre o estágio em que se encontram as pesquisas sobre o referido assunto.

A ciência caminha a passos largos, especialmente na área da neuroimunologia, ramo que estuda as doenças desmielinizantes. Vivemos um momento especial, onde novas opções de tratamento estão disponíveis e outras em fase de liberação para uso, que nos permitirão cada vez mais alcançar o que mais desejamos: um controle completo da doença, até que a cura esteja disponível.

Diante da complexidade do sistema imune e das diferentes alterações neste sistema que se desenvolvem em cada pessoa com EM, um mesmo tratamento pode em nada ser eficaz para uma pessoa e completamente eficaz para outra. Hoje começamos a entender esta intrigante questão e monitoramos muito de perto cada paciente, na busca pelo tratamento que ofereça o melhor resultado para cada um. Uma busca constante para garantir uma vida plena e independente.

Assine a newsletter para receber novidades na área, interaja com as matérias, envie sugestões e solicite temas que ainda não tenham sido escritos. Faremos o máximo possível para trazer a melhor evidência disponível. Lembramos que nos comentários, por uma questão ética, não é possível comentar sobre tratamentos. Como mencionado acima, um tratamento que pode ser bom para uma pessoa pode não o ser para outra.

Divulgue seu evento na seção “Agenda” caso esteja relacionado à saúde e seja de interesse para aqueles que convivem com a EM. Basta escrever para contato@esclerosemultipla.com.br informando os detalhes.

Aos colegas especialistas que por qualquer razão não tenham ainda sido convidados, fica aqui o convite para participação de forma a compartilhar sua experiência escrevendo em sua área de expertise ou maior interesse. Mais informações podem ser encontradas na página “Para Colaboradores“.

Esperamos que o conteúdo seja de grande utilidade.

Boa leitura,
Dr. Thiago Junqueira