Você está em Home » Primeiro Contato » O que é Esclerose Múltipla?
Esclerose Múltipla
Compartilhe
Texto
+
-

O que é Esclerose Múltipla?

A Esclerose Múltipla (EM) é considerada uma condição auto-imune que vem sofrendo enorme avanço na compreensão de suas causas e consequentemente no seu tratamento. Entretanto, ainda é considerada potencialmente debilitante, pois algumas pessoas podem desenvolver formas bastante severas.

Na EM o sistema imunológico passa a atacar a cobertura dos nervos, denominada de mielina, como pode ser visto na figura abaixo. É, por esta razão, classificada como uma doença “desmielinizante”. O dano à mielina interfere na comunicação entre o cérebro, a medula espinhal e outras partes do organismo, ocasionando os muitos sintomas que a EM pode causar.

Fig. 1. Ilustração esquemática de um nervo, seu axônio e a camada de mielina que o recobre. No exemplo superior mostra-se a alteração da bainha de mielina. No exemplo inferior mostra-se um nervo remielinizado ou normal.

Geralmente os sintomas variam de acordo com a intensidade e a localização das áreas de inflamação no sistema nervoso. Desenvolvem-se ao longo de dias ou mesmo semanas, sendo comuns a ocorrência de alterações da visão, fraqueza ou formigamento nos membros, desequilíbrio, fadiga e queixas cognitivas.

Muitas vezes pode ser demorado seu diagnóstico, pois na forma mais comum da EM, os sintomas aparecem e desaparecem com intervalos de meses ou mesmo anos entre as manifestações, levando o indivíduo a não procurar assistência médica ou por não valorizá-los corretamente.

Navegue pelo menu localizado ao lado esquerdo da página para se aprofundar e explorar os diversos tópicos abordados.

 

Artigos relacionados