Você está em Home » Perguntas Frequentes » O que fazer se apresentar uma recaída da doença?
Respostas rápidas para dúvidas comuns do dia a dia
Compartilhe
Texto
+
-

O que fazer se apresentar uma recaída da doença?

Uma recaída (surto) da EM pode ser definida como a ocorrência de novos sintomas ou a re-ocorrência de sintomas antigos que duram mais de 24 horas e se desenvolvem ao longo de horas a dias. A intensidade de um surto pode variar, de leve a severo. Sintomas típicos que ocorrem em um surto incluem:

  • Perda visual
  • Visão dupla
  • Fraqueza
  • Instabilidade
  • Perturbação da bexiga (retenção ou perda urinária)

Os sintomas podem eventualmente ocorrer em conjunto. Outros sintomas da EM, como fadiga ou dor, são mais difíceis de categorizar. Eles podem não ter um início bem definido, ou podem se mais persistentes.

Se você acha que pode estar apresentando uma recaída, por favor, entre em contato com a equipe que lhe dá assistência. Ela não precisa ser imediata, como no caso de um AVC (acidente vascular cerebral), podendo aguardar um dia para ter certeza que os sintomas estão persistindo, mas também não pode ser tardia, após muitos dias. O médico precisa definir se o que ocorre é mesmo um surto ou um pseudo-surto. Por exemplo, infecções e vírus podem provocar novos sintomas ou aumentar os sintomas existentes.

Perguntas Frequentes Respostas rápidas para dúvidas comuns do dia a dia e para outras que, eventualmente, podem ser motivo de questionamento e incertezas.