Você está em Home » Perguntas Frequentes » O que causa a esclerose múltipla?
Respostas rápidas para dúvidas comuns do dia a dia
Compartilhe
Texto
+
-

O que causa a esclerose múltipla?

Os especialistas ainda não entendem completamente o que causa a esclerose múltipla, mas há evidências importantes que sugerem que a genética, o ambiente de uma pessoa, e possivelmente até mesmo um vírus possa desempenhar um papel.
Os investigadores acreditam que a EM pode ser hereditária (transmitida de pais para filhos), embora o risco seja baixo. Por exemplo, parentes segundo e terceiro grau de pessoas com EM estão em maior risco de desenvolver a doença. Irmãos de uma pessoa afetada têm um risco de 2% -5 % de desenvolver esclerose múltipla.

Alguns cientistas teorizam que a EM se desenvolve porque uma pessoa nasce com uma predisposição genética para reagir a algum agente ambiental que, após a exposição, desencadeia uma resposta auto-imune.

Além disso, alguns estudos sugerem que muitos vírus como o do sarampo, herpes e os vírus da gripe podem estar associados com a EM. Até o momento, no entanto, essa ligação não foi comprovada cientificamente.

Perguntas Frequentes Respostas rápidas para dúvidas comuns do dia a dia e para outras que, eventualmente, podem ser motivo de questionamento e incertezas.